Após sanção, Weber projeta ações para desenvolvimento da Região das Cervejarias Artesanais



Nas próximas semanas, o deputado estadual Elton Weber pretende agendar uma audiência com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, para conversar sobre a Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A intenção é verificar a viabilidade de um acordo de cooperação técnica prevendo atividades de divulgação ligadas ao segmento nos 22 municípios da rota.  "Nossa ideia é divulgar esse polo que passa a existir a partir desde momento, potencializando a região produtora de cerveja artesanal com destinos em condições de receberem turistas brasileiros e estrangeiros", diz Weber.


A lei que cria a Região foi sancionada pelo governador José Ivo Sartori, nesta quinta-feira (4), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, na presença de 20 prefeitos, os secretários da Agricultura, Ernani Polo, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, além do deputado Tiago Simon (PMDB) e cervejeiros, que degustaram a produção de seis cervejarias. O ato encerrou-se com brinde e um "Prost" em coro.
O presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber, lembrou a importância do projeto, gestado por mais de um ano. “Esperamos fomentar o desenvolvimento do turismo, inovar, o que consequentemente beneficiará restaurantes, hotéis e comércio em geral.” Cláudio projeta que já março será possível começar definir as linhas de atuação, o que inclui a busca pela indicação geográfica.

O projeto de lei 38/2016 foi aprovado, por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa em 5 de dezembro do ano passado. Segundo Weber a lei atende a pleitos da Rota Romântica e de prefeituras interessadas na expansão do setor, na valorização da cultura germânica e no estímulo ao empreendedorismo. O governador José Ivo Sartori destacou a tradição gaúcha na produção. “A intenção do deputado Elton Weber, na verdade, é gerar emprego, renda e sustento da família. Mas também como foi dito aqui é a diversificação do turismo.”

Pelo menos 36 cervejarias estão cadastradas junto a prefeituras dos municípios que compõe a rota. Juntamente com São Paulo, o Rio Grande do Sul lidera a produção de cerveja artesanal no país. Conforme estatísticas do Ministério da Agricultura, de julho a novembro cresceu 10% o número de registro de novos empreendimentos no Brasil, num total de 675 negócios enquadrados neste perfil.

A REGIÃO DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS

Municípios da Rota Romântica: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
Demais municípios: Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.

Texto: Patricia Meira / Foto: Alexandre Scheifler