Deputados cobram incentivos para agricultura familiar


Deputados e dirigentes de entidades ligadas à agricultura familiar cobraram na quarta-feira (19) mais incentivos para os cerca de 4 milhões produtores que respondem por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Para eles, é fundamental que os governos valorizem o segmento com a destinação mais recursos no orçamento e políticas públicas que atendam a todos da categoria.

A Comissão Geral foi proposta pela Frente da Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Heitor Schuch. Para ele, a agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, em especial, para promover o bem-estar das comunidades.
   
Ao participar do evento, o deputado Elton Weber destacou a importância das atuais políticas públicas e os desafios da agricultura familiar, como a sucessão rural. “Estamos diante do desafio da continuidade de conquistas, não abrimos mão da retomada do Ministério do Desenvolvimento Agrário e lutaremos pela manutenção de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na reforma da Previdência.”

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Alberto Broch lembrou que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) já representou um avanço importante, mas ressaltou que o próprio programa ainda esbarra na falta de orçamento. Representando o Estado, o secretário-geral da Fetag-RS, Pedrinho Signori, se pronunciou em plenário contra a retirada de direitos sociais dos trabalhadores e criticou a decisão do governo de acabar com o MDA.

Texto: Patricia Meira / Foto: Sérgio Frances/ Liderança PSB na Câmara